top of page

Projeto lateral na formação

  • Foto do escritor: André Adones
    André Adones
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2025

IDEIAS TÁTICAS


E se... os laterais jogarem com o pé dominante para dentro?

Uma ideia tática para enfrentrar extremos modernos e enriquecer a formação.


A base desta reflexão está relacionada com os extremos  jogarem mais com o pé forte para dentro.

Exemplos : Yamal , Salah, Saka, Vinicius , Trincão, etc


O objetivo? Trazer perigo para zonas interiores, como último passe, enquadrar com baliza para remate.


Se antes o mais comum era o extremo ser jogador de linha , com o pé forte para fora , para potenciar cruzamentos e jogo exterior ... hoje já não é bem assim.


O futebol requer constante adaptação, e é nesse sentido que coloco a questão:

E se invertemos o lateral com o pé forte para dentro , para fazer frente defensivamente aos extremos atuais?


Colocar o lateral direito na esquerda e vice versa.


O que se pode ganhar com isso?

  • O pé forte facilita o controlo defensivo no 1x1

  • Maior estabilidade

  • Maior ângulo de corte


Se o jogo mudou ofensivamente , porque manter o mesmo padrão defensivo nesta situação especifica?


A formação deve formar jogadores preparados para esses novas exigências.


Treinar sobre estas ideias na formação é muito rico pois permite ao lateral que jogue em ambos os lados :

  • Desenvolver inteligência tática e polivalência

  • Desenvolvimento de ambidestria funcional

  • Aprender a interpretar diferentes ângulos do jogo


Mas e com bola , no processo ofensivo?

Pois bem, com bola também desenvolve:

  • Maior campo de visão

  • Potenciar jogo interior

  • Mais soluções de passe sem linha lateral a limitar tanto


Mais do que fazer frente ao extremos “modernos” , é enriquecer o jogador e não limitar a jogar num só corredor porque é pé direito ou esquerdo!


Na formação , estas experiências aumentam o repertório e torna os jogadores mais completos.

 
 
 

Comentários


bottom of page