Projeto lateral na formação
- André Adones

- 10 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2025
IDEIAS TÁTICAS

E se... os laterais jogarem com o pé dominante para dentro?
Uma ideia tática para enfrentrar extremos modernos e enriquecer a formação.
A base desta reflexão está relacionada com os extremos jogarem mais com o pé forte para dentro.
Exemplos : Yamal , Salah, Saka, Vinicius , Trincão, etc
O objetivo? Trazer perigo para zonas interiores, como último passe, enquadrar com baliza para remate.
Se antes o mais comum era o extremo ser jogador de linha , com o pé forte para fora , para potenciar cruzamentos e jogo exterior ... hoje já não é bem assim.
O futebol requer constante adaptação, e é nesse sentido que coloco a questão:
E se invertemos o lateral com o pé forte para dentro , para fazer frente defensivamente aos extremos atuais?
Colocar o lateral direito na esquerda e vice versa.
O que se pode ganhar com isso?
O pé forte facilita o controlo defensivo no 1x1
Maior estabilidade
Maior ângulo de corte
Se o jogo mudou ofensivamente , porque manter o mesmo padrão defensivo nesta situação especifica?
A formação deve formar jogadores preparados para esses novas exigências.
Treinar sobre estas ideias na formação é muito rico pois permite ao lateral que jogue em ambos os lados :
Desenvolver inteligência tática e polivalência
Desenvolvimento de ambidestria funcional
Aprender a interpretar diferentes ângulos do jogo
Mas e com bola , no processo ofensivo?
Pois bem, com bola também desenvolve:
Maior campo de visão
Potenciar jogo interior
Mais soluções de passe sem linha lateral a limitar tanto
Mais do que fazer frente ao extremos “modernos” , é enriquecer o jogador e não limitar a jogar num só corredor porque é pé direito ou esquerdo!
Na formação , estas experiências aumentam o repertório e torna os jogadores mais completos.
.png)



Comentários