TRANSFORMA O MEDO DE ERRAR
- André Adones

- 2 de ago. de 2025
- 4 min de leitura
O medo de errar é das emoções mais comuns e limitadoras dos jogadores.

Este é o tema que mais está presente quando falo com jogadores : o medo de errar!
Penso que a origem deste medo nasce de 2 situações :
O julgamento externo : treinadores, pais, adeptos, colegas, etc
Meter em causa o valor pessoal : a ideia de que o erro diminui o valor que têm como jogadores e até como pessoas
É o erro que te permite crescer - é muito comum ouvir isto!
Mas o que é isto de fazer crescer a partir do erro ?
Sugestões que podem ajudar a transformar a tua perspectiva sobre ter medo de errar:
O erro vai te permitir ajustar e melhorar o teu comportamento , a tu execução , o teu posicionamento , etc , para depois sair melhor.
Ao errares vais ter mais clareza e saber o que deves evitar para uma próxima.
O erro dá-te informação para saberes o que podes melhorar e como podes melhorar.
O erro não faz de ti melhor ou pior pessoa! Tu continuas a ser o mesmo depois de errares. Se és bom jogador, bom aluno, bom filho, bom amigo, não é por errares que vais deixar de ser.
Entrar em campo sabendo que o erro vai acontecer é importante! Mas mais importante que isso é saber o que fazer e no que pensar quando esse momento surge.
Há erros que não prejudicam a equipa, mas podem prejudicar o teu jogo todo devido á forma como lidas com eles.
Limpar de imediato o erro do teu pensamento vai permitir teres uma melhor atitude e exibição possivelmente.
Para treinadores:
Partilho 2 exercícios que já fiz e que os treinadores podem replicar para ajudar os jogadores neste tema :
Exercício 1:
Objetivo- Controlo emocional pós erro - reação
Estrutura - 3x3 4x4 , 5x5 etc
Descrição : cada jogador após 1 erro , seja de passe, de drible, etc ( podem especificar ou isolar 1 apenas) , tem 30 segundos para recuperar o foco e fazer 1 ação positiva.
Exemplo : 1 jogador falha 1 passe, mas durante 30 segundos não voltou a ter a bola ( então ensinar a pedir a bola para aparecer no jogo , ou estimular colegas com mensagem positiva , ou a reação ao erro foi ter atitude de correr e esforçar-se e querer de imediato ter 1 ação positiva.
O importante no exercício , e o único foco do treinador , é estar atento ao comportamento do atleta pós erro.
Cada vez que 1 atleta reagir positivamente ganha 1 ponto. Cada vez que não reaja pode retirar 1 ponto ou dar 1 livre ou pênalti para a outra equipa.
Valoriza a atitude e a reação.
E se o jogador errar e mesmo assim houver 1 ponto contra porque não reagiu não o prejudica mais?
Não.
O feedback tem de ser orientado ,estimulado de forma positiva pelo treinador.
1 jogador tímido ,que erra ,provavelmente não vai pedir a bola no pé ,ou bater palmas e incentivar.
Talvez esse jogador reage de forma esforçada a recuperar a posição, a cortar , a correr que nem 1 louco atrás dela.
Percebem ? conhecer muito bem o jogador é fundamental! Cada jogador leva tempo de reação ao erro diferentes.
Exercício 2
Objetivo : treinar coragem de arriscar - recompensar a iniciativa e a intenção
Estrutura: jogo reduzido 3x3 ,4x4 ,etc
Descrição: A este exercício eu chamo o jogo da coragem!
É jogo livre, sem nenhuma condicionante , que não seja estimular o risco, a coragem de jogar para a frente quando possível, de procurar a baliza adversária.
Exemplo : 1 jogador arrisca um passe no seu 1/2 campo para a equipa progredir no corredor central , mas falhou. Não valorizar o erro. O passe não entrou mas a intenção foi boa! Comunciar isso com energia para trazer para o treino essa emoção!
1 jogador pegou na bola e driblou perto da área adversária mas perdeu a bola ao invés de jogar seguro para trás. Voltar a valorizar o risco de tentar jogar para a frente em vez de jogar seguro.
1 jogador longe da baliza adversária mas com espaço , tenta 1 remate á baliza. Não foi golo mas a intenção era boa.Valorizar.
Cada um depois define os critérios dentro das suas ideias, só deixo algumas sugestões.
O fundamento do exercício não é a sua estrutura, nem princípios ou modelo de jogo, mas sim permitir jogar livre e com forte impacto emocional através da comunicação, feedback e estimulo do treinador á coragem do jogador.
No final dos exercícios podes fazer boas perguntas :
" O que aprenderam com este exercício? "
" Como é que este exercício vos pode ajudar em jogo?"
Podes até desafiar fazer trabalho em grupos de 3 e partilharem entre ambos 1 ideia em comum para transmitir depois ao grupo todo sobre a sua aprendizagem.
Formar e treinar para crescerem leves, equilibrados e a desfrutarem da aprendizagem.
Deixa o teu comentário , se és treinador ou jogador, e partilha a tua ideia :)
.png)



Comentários