top of page

A identidade de uma equipa não é o seu modelo de jogo

  • Foto do escritor: André Adones
    André Adones
  • 6 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2020



Neste artigo vou falar :

1.Porque razão identidade não é o modelo de jogo

2. Exemplo do Liverpool para explicar diferença

3 Algumas ideias que aplico pessoalmente quando chego a um clube



Quais as diferenças entre identidade e modelo?

IDENTIDADE é o SER enquanto grupo , enquanto equipa. São comportamentos abstratos , tem a ver com valores .


MODELO JOGO é o Jogar , é o operacionalizar de uma determinada ideia que se tem para os vários momento do jogo através de treino


Vamos ver este exemplo :



A identidade desta equipa não é defender com todos os elementos, isso são os comportamentos técnico táticos no momento defensivo.

Quando dizemos esta equipa é bastante disciplinada, coesa , participativa refere-se á identidade como o SER enquanto equipa , o defender com todos é o seu comportamento. A identidade está ligada ao modelo e o modelo ligado á identidade sendo e exprimindo-se de forma diferente.


Ora vejamos uma situação que é bastante usal ouvir dos treinadores :


" Quero que a minha equipa seja organizada e equilibrada"


Isto na minha opinião não é identidade, é uma ideia de jogo , ou seja , através de comportamentos tecnico táticos quero alcançar equilibrio e organização coletiva .

Para a equipa enquanto identidade quero que seja competitiva, disciplinada, responsável , comprometida, etc. pois isso é o SER que me vai permitir alcançar essa organização e equilibrio em termos práticos.


Vejamos um exemplo concreto do Liverpool





Esta equipa é : (SER)

1- Coesa na ligação entre os vários elementos

2- Equipa disciplinada

3- Relação empática e harmoniosa entre todos os elementos

4- Procura excelência

5- Supera-se nas dificuldades

6- Confiante

7- Competitiva pois joga sempre para vencer

8- (etc..)


Esta equipa tem como ideia de jogo: (ideias para o jogar)

1- Pressionante sem bola

2- Controlo de espaços defensivos em largura e profundidade

3- Vertical com bola

4- Procura de espaços em profundidade

(etc..)


Esta equipa tem como modelo de jogo: (comportamentos que sustentam a ideia )

1- Mal perde a bola reage de forma agressiva ao portador e linhas de passe próximas

2- Quando recupera a bola e existe espaço procura jogar no trio da frente usando velocidade de Mané e Salah e apoio de Firmino

3- Defende com 3 avançados perto da área adversária e por dentro

4- 3 médio controlam a largura do terreno

(etc…)

Para concluir a lógica deste pensamento imaginem o Liverpool mantendo os seus padrões de jogo (ideias+ comportamentos) iguais mas a equipa quando sofria um golo tinha sempre dificuldade em marcar e não tinha capacidade de superação , não lutava por títulos porque não era suficientemente competitiva ,aqueles abraços no fim do jogo não existiam ou aqui ou ali um problema entre elementos logo a empatia e o ambiente harmonioso não parecia o mesmo , etc… assim o Liverpool já não era o Liverpool porque ? Porque os traços do SER enquanto equipa não eram os mesmos.

“ A equipa é a imagem do treinador” .. já ouviram esta expressão certo?

Isto não terá mais sentido a pensar no SER do treinador? Não estou a imaginar a imagem do treinador ser sair a jogar desde trás porque isso são os comportamentos que ele quer , o que ele É efetivamente vai além disso e é esse ser que se transcende.


No fundo a identidade são valores, são um guia para o grupo na sua forma de ser e de agir e pensar.

É a partir deles que se fomentam regras de grupo por exemplo.

São valores passados de forma hierárquica para que possam ser cumpridos.

Como treinador o primeiro a fazer quando chego a um clube é:


- ter uma visão clara do projeto

-A minha missão pessoal para com a equipa


- Definir /partilhar os valores com grupo que deve ser transversal a todo o clube.


São estas base que nos vão servir de guia de trabalho e que nos permite SER na equipa. Depois sim vem o resto , a ideia , o modelo ,os planos, etc sempre tudo interligado pois claro :)



Já vos falei do curso que frequentei porque senti desejo de ser um treinador com maior capacidade de persuasão sobre os atletas e assim influenciar o rendimento e desempenho?


Este curso permite ao treinador aprender :


- como funciona a mente dos meus atletas;

- o que incluir nas minhas palestas e na minha comunicação durante os treinos, para que os atletas tenham atenção ao que digo;

- como organizar a minha metodologia e construir o meu modelo de jogo de forma muito simples;

- que existem 4 estilos de liderança e que quando dou o estilo errado num determinado momento estou a limitar a capacidade do atleta para o jogo.


Por eu ter realizado o curso, posso desde já oferecer um desconto no valor de 30€, apenas aos primeiros 5 que estiverem interessados!

Se está interessado em saber mais clique no link :

Envie-me um email privado que lhe responderei com o código promocional, pois apenas poderei partilhar com 5 colegas.

assunto: código de desconto curso de persuasão.

Até breve

 
 
 

Comentários


bottom of page