A identidade de uma equipa não é o seu modelo de jogo
- André Adones

- 6 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2020
Neste artigo vou falar :
1.Porque razão identidade não é o modelo de jogo
2. Exemplo do Liverpool para explicar diferença
3 Algumas ideias que aplico pessoalmente quando chego a um clube
Quais as diferenças entre identidade e modelo?
IDENTIDADE é o SER enquanto grupo , enquanto equipa. São comportamentos abstratos , tem a ver com valores .
MODELO JOGO é o Jogar , é o operacionalizar de uma determinada ideia que se tem para os vários momento do jogo através de treino
Vamos ver este exemplo :
A identidade desta equipa não é defender com todos os elementos, isso são os comportamentos técnico táticos no momento defensivo.
Quando dizemos esta equipa é bastante disciplinada, coesa , participativa refere-se á identidade como o SER enquanto equipa , o defender com todos é o seu comportamento. A identidade está ligada ao modelo e o modelo ligado á identidade sendo e exprimindo-se de forma diferente.
Ora vejamos uma situação que é bastante usal ouvir dos treinadores :
" Quero que a minha equipa seja organizada e equilibrada"
Isto na minha opinião não é identidade, é uma ideia de jogo , ou seja , através de comportamentos tecnico táticos quero alcançar equilibrio e organização coletiva .
Para a equipa enquanto identidade quero que seja competitiva, disciplinada, responsável , comprometida, etc. pois isso é o SER que me vai permitir alcançar essa organização e equilibrio em termos práticos.
Vejamos um exemplo concreto do Liverpool
Esta equipa é : (SER)
1- Coesa na ligação entre os vários elementos
2- Equipa disciplinada
3- Relação empática e harmoniosa entre todos os elementos
4- Procura excelência
5- Supera-se nas dificuldades
6- Confiante
7- Competitiva pois joga sempre para vencer
8- (etc..)
Esta equipa tem como ideia de jogo: (ideias para o jogar)
1- Pressionante sem bola
2- Controlo de espaços defensivos em largura e profundidade
3- Vertical com bola
4- Procura de espaços em profundidade
(etc..)
Esta equipa tem como modelo de jogo: (comportamentos que sustentam a ideia )
1- Mal perde a bola reage de forma agressiva ao portador e linhas de passe próximas
2- Quando recupera a bola e existe espaço procura jogar no trio da frente usando velocidade de Mané e Salah e apoio de Firmino
3- Defende com 3 avançados perto da área adversária e por dentro
4- 3 médio controlam a largura do terreno
(etc…)
Para concluir a lógica deste pensamento imaginem o Liverpool mantendo os seus padrões de jogo (ideias+ comportamentos) iguais mas a equipa quando sofria um golo tinha sempre dificuldade em marcar e não tinha capacidade de superação , não lutava por títulos porque não era suficientemente competitiva ,aqueles abraços no fim do jogo não existiam ou aqui ou ali um problema entre elementos logo a empatia e o ambiente harmonioso não parecia o mesmo , etc… assim o Liverpool já não era o Liverpool porque ? Porque os traços do SER enquanto equipa não eram os mesmos.
“ A equipa é a imagem do treinador” .. já ouviram esta expressão certo?
Isto não terá mais sentido a pensar no SER do treinador? Não estou a imaginar a imagem do treinador ser sair a jogar desde trás porque isso são os comportamentos que ele quer , o que ele É efetivamente vai além disso e é esse ser que se transcende.
No fundo a identidade são valores, são um guia para o grupo na sua forma de ser e de agir e pensar.
É a partir deles que se fomentam regras de grupo por exemplo.
São valores passados de forma hierárquica para que possam ser cumpridos.
Como treinador o primeiro a fazer quando chego a um clube é:
- ter uma visão clara do projeto
-A minha missão pessoal para com a equipa
- Definir /partilhar os valores com grupo que deve ser transversal a todo o clube.
São estas base que nos vão servir de guia de trabalho e que nos permite SER na equipa. Depois sim vem o resto , a ideia , o modelo ,os planos, etc sempre tudo interligado pois claro :)
Já vos falei do curso que frequentei porque senti desejo de ser um treinador com maior capacidade de persuasão sobre os atletas e assim influenciar o rendimento e desempenho?
Este curso permite ao treinador aprender :
- como funciona a mente dos meus atletas;
- o que incluir nas minhas palestas e na minha comunicação durante os treinos, para que os atletas tenham atenção ao que digo;
- como organizar a minha metodologia e construir o meu modelo de jogo de forma muito simples;
- que existem 4 estilos de liderança e que quando dou o estilo errado num determinado momento estou a limitar a capacidade do atleta para o jogo.
Por eu ter realizado o curso, posso desde já oferecer um desconto no valor de 30€, apenas aos primeiros 5 que estiverem interessados!
Se está interessado em saber mais clique no link :
Envie-me um email privado que lhe responderei com o código promocional, pois apenas poderei partilhar com 5 colegas.
email: aadonis19904@gmail.com
assunto: código de desconto curso de persuasão.
Até breve
.png)



Comentários