top of page

Como treinar a polivalencia do jogador no treino? Exemplo de Guardiola e Abel Ferreira

  • Foto do escritor: André Adones
    André Adones
  • 12 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2020

Neste artigo vou falar de :


- Qual o ponto forte da polivalência do jogador

-Mostrar referencias que passaram por Guardiola e Abel Ferreira

- 1 exemplo pratico de transformar uma situação de insatisfação em motivação através de 1 das 4 lideranças


A polivalência significa saber fazer várias coisas .Transferindo para o futebol significa ser competente em várias posições e respetivas funções.


Na formação os treinadores devem acima de tudo preparar os jogadores, forma-los, educa-los, liberta-los, fazer com que eles entendam as situações e guia-los, resumidamente é caso para dizer

" Não o castres , mete-o em todo o lado “


Qual o beneficio por detrás de jogar em várias posições?

1. Perceber o que acontece em diferentes zonas do campo

2. Ganhar competências técnico táticas de acordo com a posição

3. Entender o jogo e de que forma consegue solucionar situações trocando a sua posição por outra que normalmente ocupa

4. Gerar empatia por outras posições e por os colegas que lá atuam para perceber o que podem ser as dificuldades e benefícios da mesma






"Eu acho bom jovens jogadores como John Stones, porque eles aprendem a jogar em diferentes posições. Isso o ajuda a tornar mais inteligente e a entender o jogo. Ele tem mais chances de jogar regularmente quando for necessário em outras posições. “ Guardiola







“Eu acho que Fernandinho pode atuar em dez posições. É rápido, inteligente e forte. Pode jogar até como zagueiro ou iniciando a construção do ataque” Guardiola







" Se eu mandasse na formação obrigava que todos os jogadores passassem por todas as posições para lhes ensinar melhor o jogo" Abel Ferreira






Dando como exemplo as equipas treinadas por Guardiola e Abel Ferreira , ambos ensinaram alguns jogadores o saber jogar em várias posições. A pensar no que poderia ganhar a equipa com essa mesma transformação individual mas também o que ganhava o jogador com essa polivalência.


A pergunta que fica é como se pode treinar esta situação na formação ?

A resposta parece fácil…basta troca-los . Contundo existe 1 problema. Qual é o avançado que quer ir treinar a central ? Qual o extremo direito que quer ir para médio centro? Ou o lateral para guarda -redes? Dificil não é?


Vamos ver...

Em todas as épocas enquanto treinador de formação utilizei sempre 1 exercicio pratico . Umas vezes puramente lúdico outras puramente de foco na assimilação e aprendizagem através de fatores motivacionais.


Exercicio

em situação de jogo (em treino) trocar literalmente todas as posições incluindo os guarda-redes. Por exemplo seria o defesa central a jogar a avançado e o avançado a defesa central .

E o avançado queria era marcar golos (motivação) e não ficar a defender (ordem do treinador) tal como o central que não queria sentir desanimado por não conseguir marcar golos (desmotivação). O que fazia para transformar uma situação de insatisfação numa situação motivacional?

A minha resposta passava por conseguir através de uma das 4 lideranças individuais que se podem utilizar, persuadir o atleta a sentir-se motivado e com um sentido de missão e aprendizagem para seu beneficio e não de obrigação a ter de fazer porque o treinador manda.

Vejamos o dialogo que aconteceu no decorrer da minha ultima época com um dos miúdos de 13 anos que funcionou utilizando uma dessas quatro lideranças.


Treinador: Olha lá tu queres é jogar a avançado e marcar muitos golos não é?


Avançado: sim e porque me está a meter a defesa central? Eu não gosto, quero jogar na frente para marcar golos


Treinador: Porque a estares a jogar nesta posição consegues perceber como pensam os centrais que te marcam e o que podem fazer para te impedir de marcar golos e assim tu quando regressares a posição de avançado como já pensaste e treinaste como defesa central sabes o que fazer melhor para os superar.


O miúdo a treinar a defesa central num determinado período do treino estava também a treinar a avançado estando motivado porque sabia que lhe trazia benefícios pessoais.

Percebendo o que motivava o jogador por detrás de jogar a avançado consegue-se manipular a mente sem ser necessário utilizar uma imposição ou dar uma ordem mas sim motivar e convencer do beneficio pessoal que o satisfaça e o motive.


Para isto acontecer o treinador deve sempre priorizar a evolução do jogador nestas idades e deixar-se de fazer tudo para ganhar , porque na formação forma-se , ensina-se o jogador primeiro! O processo evolutivo do jogador está por cima do valor do resultado. Querer sempre ganhar mas ganhar com estes valores de evolução e não a qualquer custo.


Até breve


 
 
 

Comentários


bottom of page