top of page

Como operacionalizar o futebol de rua em treino?

  • Foto do escritor: André Adones
    André Adones
  • 16 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

Futebol de rua.

Isto é desporto na sua essência, essência essa que tanto nos queixamos de fazer falta nos dias de hoje, mas teremos nós treinadores capacidade e vontade de o trazer de volta?

As perguntas fundamentais que deixo são:


O que tem o futebol de rua por detrás que nos faz falta nos dias de hoje?

Podemos transportar os comportamentos e emoções no treino que existia no futebol de rua usando o processo de modelação?

Que estrutura permite ao jogador aprender as emoções e valores do jogo?

Acredito que uma das soluções passa por jogar o próprio jogo focando na sua essencia!


Sempre ouvi dizer que a liberdade traz responsabilidade e vice – versa.

Dentro desta liberdade do jogo o treinador está a contribuir para a evolução do jogador mas também a muni-lo a nivel técnico tático mas também emocional e comportamental.


Hoje os jogos reduzidos estão presentes em muitos contextos que apesar de fundamentais na formação para entender os princípios específicos , o aumento de toques na bola e decisões, o decidir rápido ,etc contundo parece que falta algo…a essência pura do futebol de rua ! Essa essência por vezes é retirada pelas condicionantes dos próprios exercícios e limitação impostas aos atletas.

Que emoções e comportamentos estavam presentes no futebol de rua que nos faz falta nos dias de hoje de forma a se poder modelar no treino?


É a liberdade, a criatividade , o escolher equipas, o escolher posições, o pensar que se é um determinado jogador, é o piso duro , as pedras a fazer de baliza , as cores das camisolas sem padrão definido , o existir só uma bola, o decidir quem joga e a posição, quem vai a baliza, o enfrentar com respeito os mais velhos, e ter de competir no bota-fora se não tenho de esperar, o ter de obedecer á mãe para ir para casa jantar.


Todos os que amamos o futebol e estamos num poder de responsabilidade de liderar o treino devemos e podemos refletir sobre que tipo de emoções e comportamentos quero transpostar para o meu treino! Muitos se queixam da falta do futebol de rua então vamos nós treinadores modela-lo no treino...porque não?


10 Sugestões de operacionalizar/modelar o futebol de rua em treino:

1- Um dia de treino por semana um jogador fica responsável por levar a bola para o treino ( responsabilidade)

2 - Se possível não se treina no campo habitual e sim nos rings abandonados, parques com árvores, qualquer espaço livre serve ( sair da zona de conforto)

3- liberdade de escolha de equipas ( iniciativa, capacidade de escolha, avaliação do que é bom jogador para competir)


4 -promover torneio competitivos durante a época com liderança transacional (recompensa / consequência) e transformacional (incutir liderança e confiança nos jogadores e tarefas de objetivos de grupo)

5 - Não existem coletes (observar e decidir)

6- Sem regras nem ordem ( liberdade e descoberta guiada através de pequenos feedback questionando jogadores no tempo fora do treino)

7 - Quem chuta vai buscar ( responsabilidade, sacrifício)

8 - Rodar guarda – redes e escolher posições/ funções ( trabalho de equipa)

9 - Coordenado com o clube proporcionar os mais novos jogarem/treinarem contra os mais velhos ( competitividade/superação / desafio)


10 - Também se pode operacionalizar assim dentro do espaço de treino normal onde balizas são sapatilhas e todas as demais regras estão presentes por exemplo.

Ahhhh é verdade , esquecia-me que já era hora de jantar diz a mãe e então porque não envolver os pais neste processo participativo também?


Chega a hora do fim do treino e respeita-se que acabou ..que chegou ao fim e eles vão respmungar e pedir mais mas… não podem ( respeito) e porque querem mais? Porque amam jogar! (paixão)


A falta desta temática retira o desenvolvimento de competencias como :

falta de iniciativa, criatividade, competição , paixão, a aventura , respeito , responsabilidade, feedback porque desde novos castra-se não só as posição mas também as suas crenças , os valores e comportamentos.


Arrisco-me a dizer que se derem poder de liberdade de escolha e 1 bola ao jovens no treino eles fazem ver ao treinador o que é treinar a serio , com ritmo intensidade , paixão e liberdade… é preciso tão pouco para se ter um treino BOM e RICO!

Até breve

 
 
 

Comentários


bottom of page