top of page

Transição defensiva - Como treinar comportamentos quando perco a bola?

  • Foto do escritor: André Adones
    André Adones
  • 13 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2025




Perdemos a bola , o que faço mister?


A transição defensiva é um momento de jogo que acontece quando se perde a bola quando acontece podem surgir 3 sub momentos em consequência:

Reacção à perda : objetivo de recuperar de imediato a bola e/ou impedir que o adversário avançe no terreno, aproveitando a possivel desorganização da equipa;

Recuperação defensiva : caso o adversário tenha superado a pressão é o momento de recuperar posições defensivas, que permitam reorganizar a equipa defensivamente;

Defesa do contra ataque: acontece quando os outros 2 anteriores sub momentos falharam e estamos perante uma situação de inferioridade numérica a defender a baliza.


O Liverpool , equipa TOP mundial ,é a equipa que no mundo melhor reage à perda no primeiro sub momento e consequentemente consegue:

- recuperar bola ou condicionar adversário que o impede de sair da zona de pressão;

- redução de ocasiões de defender contra- ataques


A equipa do Liverpool tem uma tremenda eficácia em condicionar o adversário nos segundos seguintes à perda da bola.

Ora vejam e liguem o som ;)



No momento ofensivo a equipa está junta que permite estar próxima, criando facilmente superioridade numérica na zona da bola.


Referências:

- Bola e espaço ( é um iman que aproxima toda a equipa )

- Portador da bola ( quem tem possibilidade de decidir o que se vai passar)

- Adversários ( condicionar linhas de passe ao portador)


Exercicio de treino:


Estrutura : 6x6 + 2gr

Principio: Transição defensiva/ reação á perda

Comportamentos : Compactar pressionando portador e linhas de passe no espaço da bola

Descrição :

-Equipa que perde bola pressiona portador e reage de imediato ocupando o espaço/ quadrante onde se perdeu a bola e impede de jogar nas linhas de passe ao portador da bola ( Adversário)


A eficácia deste exercicio prende-se com o foco , feedback e estimulo emocional que o treinador traz para o exercicio.

A equipa que perde bola deve ter uma REACÇÃO agressiva e rápida.

O feedback do treinador está associado ao foco na tarefa, ou seja toda a atenção está no momento da perda da bola.

O treinador pode fornecer indicadores temporais para estimular a reacção , ou seja :

- 1 segundos para pressionar portador da bola

-2 segundos para ocupar quadrado onde ocorreu a perda

-3 segundos para estar próximos das possiveis linhas de passe

Até breve



 
 
 

Comentários


bottom of page