O problema da repetição no treino
- André Adones

- 3 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020
Desconcentração dos jogadores nos exercícios é culpa dos jogadores ou da metodologia do treinador?
Repara nesta situação:
Somos seres de hábitos e o que acontece se fazemos a mesma coisa durante muito tempo?
Habituamos e tornamos os comportamentos automáticos pela sua repetição. Desconetamos porque já é automático e ai leva-nos para uma situação de desconcentração , falta de empenho e relaxamento.
Sendo assim o comportamento e a mente humana fará sentido a repetição de exatamente os mesmos exercícios ao longo da época?
Não!
O que sim faz sentido na minha opinião é ter uma bateria de exercícios diferentes e progressivos para os princípios de jogo que queremos e não fazer sempre os mesmos.
E porque defendo esta ideia?
Para solucionar o problema mental de desconcentração !
Por vezes os treinadores culpam os atletas por falta de concentração e empenho sem uma reflexão de como resolver.
Um exemplo prático de inicio de época onde um determinado treinador quer uma equipa concentrada no jogo mas sempre faz o mesmo :
Pré- época – assimilação de processos - indicador de concentração alta
Inicio do periodo competitivo – alguns já dominam os exercícios outros nem por isso o que levou a uns já os fazerem de forma automática e outros a acompanhar o processo.
No final das 2 primeiras semanas do período competitivo- já se apela a concentração , a falta de empenho e relaxamento em alguns exercícios repetitivos.
Como resolver isto ?
Se estamos num ponto de desconcentração o que queremos é chegar a um ponto de concertação novamente dos atletas e todo o processo de treino deve ter estas ponderações.
Exemplo de como não repetir :
Um dia do microciclo realiza-se na parte inicial do treino sempre um exercício competitivo de 4x4 para treinar em jogo reduzido e trabalhar contenções e coberturas e equilíbrios , intensidade, etc.
Como não permitir desconcentração e relaxamento ?
- Se os jogadores já sabem executar os princípios específicos de forma automática pela sua repetição devemos introduzir estímulos novos como por exemplo :
-o foco na cobertura a X distancia
- defender sempre numa formação de 3+1
- Pressionar sempre portador
E com o passar do tempo eles já dominam o exercicio novamente ,então que outras progressões ?
-transformar o exercicio de um 4x4 para um 4x4 + 2 P ( 1 interior e 1 por fora ) aumenta:
-concentração de quem defende por estar em inferioridade numerica
- aumenta a responsabilidade de quem ataca por estar em superioridade
+ não esquecendo os comportamentos anteriores.
Resumidamente dentro do mesmo exercício podemos desconstruir e voltar a construir (inovar) com a intenção de o exercio passar de um nivel de desconcentração para um nivel de concentração dos atletas,com estimulos novos ,trabalhando em cima dos mesmos princípios pretendidos ou simplesmente não usar durante um periodo de tempo.
Diferença entre repetição de exercicios vs Repetição dos principios
Se hoje ensino um exercicio novo e amanhã repito e depois só o volto a repetir daqui a 2 semanas não leva a uma repetição constante e porque?
Porque os atletas já o conhecem e identificam quais são os principios gerais que se pretendem , mas como o passar do tempo foi-se fazendo outros exercícios e porque o cerebro foi pensado e fazendo outras situações “desligou-se” dos comportamentos específicos desse exercício mas não se "desligou" dos princípios de jogo pois estes vão sendo trabalhados com outras formas , condicionantes e estruturas.
P.S. podemos sempre adicionar a parte estratégica nos exercicios já comuns ou até o trocar de funções fazendo os ateltas praticar outras posições e espaços.
“Quando se sai da zona de conforto aumenta o receio e isso obriga a elevar a concentração para garantir segurança”
Até breve
.png)



Comentários