top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndré Adones

Os 5 niveis de liderança do Treinador

Hey Mister! Fica atento ao que o Professor Jesualdo Ferreira disse na altura da sua passagem pelo Santos :


" Queremos formar outros lideres ainda"

Enquanto ia ouvindo estas palavras do Professor JF levou-me a pensar que seria importante trazer para ti, esta consciência sobre os niveis de Liderança na tua equipa. No total são 5 os niveis de liderança e vão te ajudar no teu desenvolvimento /crescimento enquanto treinador.

A formação de outros lideres é o ultimo nivel da liderança de um treinador!

Vou partilhar contigo os 5 niveis de liderança e o seu fundamento / intenção: 1º Nivel : Regras - definir regras de funcionamento e comportamento 2ª Nivel : Relação com jogadores - Conhecer melhor os jogadores e ganhar o seu coração 3ªNivel : Ajudar atletas para o coletivo - Contribuir para potenciar o indidual para o coletivo nas diversas vertentes 4ª Nivel : Liderança individual - Ajustar / adaptar a liderança a cada individualidade " todos somos diferentes e temos estimulos e motivações diferenciadas" 5º Nivel : Formar outros lideres - Ajuda o treinador no processo de liderança, e também para o próprio treinador não gastar a sua imagem; A consequência de formar outros lideres, é que possa existir uma uniformidade de opinião, para cumprir os objetivos e comportamentos. A união faz a força.

Existem consequencias ao não se respeitar este alinhamento por parte do treinador : 1) Saltar 1ª Nivel : A falta de disciplina e da demissão da responsabilidade por parte dos jogadores, leva a que no 2ª nivel exista uma linha muito estreita entre olharem para o treinador enquanto líder ou olharem para o treinador enquanto amigo sem valor hierárquico. 2)Saltar 2º Nivel : Considero que não empatizar com os atletas, de forma a contruir uma relação sólida , de respeito, , de integração no grupo, de ajudá-los, quando chega a fase de dar tudo pela equipa e pelo treinador, os atletas também não têm empatia para retribuir. 3)Saltar 3ª Nivel : Se não ajudar o jogador, a contribuir e integar-se no coletivo, mais tarde,não vai conseguir iniciar uma liderança mais individual porque não vai se sentir útil e até mesmo motivado naquele momento. 4) Saltar 4º Nivel : Quando não dás importância à liderança individual, arriscas-te a que um atleta seja um obstáculo social para a liderança sob outros atletas.

5) Não existir 5º nivel : Ignorar a formação de outros lideres no grupo, tem a desvantagem de ser sempre o treinador a delegar, que leva a um desgaste de imagem; pode também perder controlo sobre outras situações, como por exemplo, relacionamento entre jogadores, problemas de balneario, etc.

Teres esta consciência ajuda-te a ter uma maior clareza sobre os passos a dares no processo de liderança e a não te perderes no caminho. É a ferramenta para visualizares, melhor o teu ponto de situação. Até breve

29 visualizações0 comentário
bottom of page